Rafael Luz é CTO da IBF Sistemas e Co-Founder do GestorSindical, um software de Gestão para Sindicatos e Associações.

 

1- É possível falar sobre Planejamento Estratégico para Instituições como Sindicatos, Associações e demais Instituições? Isso funciona mesmo?

Ouço muito essa pergunta e a resposta é um enorme SIM.

Planejamento Estratégico é para empresas, para instituições, para a vida pessoal, para tudo.

As instituições, apesar de não visarem lucros, desejam aumentar seus benefícios, aumentar seus contribuintes, ter mais abrangência, entre outros vários objetivos, e para isso precisam se planejar, estipular metas e agir em busca destes resultados.

 

2- Qual a melhor estratégia para que as Instituições possam alcançar seus resultados?

O Planejamento Estratégico é a base, é o que vai nortear tudo para frente. O primeiro passo é entender onde a instituição está, entender bem sobre seus contribuintes, analisar bastante sobre sua situação financeira e o principal: clarificar totalmente o PROPÓSITO da Instituição.

 

Feito isso, é importante saber onde se deseja chegar. Vamos dar um exemplo:

Uma instituição que tem atualmente uma base de 5.000 Filiados e apenas 200 Associados, estipula que para o ano seguinte o desejo é chegar em Dezembro com 1000 Associados.

Isso posto, começam a planejar o ano seguinte com ações para alcançar a meta. Primeiro, diluem a necessidade nos meses e depois vão planejando as ações para alcançar o objetivo. Ações como eventos (baixe gratuitamente nosso ebook sobre eventos), cursos, aumentar benefícios e parcerias, descontos e convênios são ótimas formas de trazer mais associados e principalmente de mantê-los na base.

 

3- Quais os principais passos para o Planejamento Estratégico?

Pode-se dizer que o Planejamento Estratégico precisa responder às seguintes questões:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

Sabendo a situação atual, é fundamental definir um plano de ação para alcançar os objetivos da Instituição.

 

4- Qual a melhor época para o Planejamento Estratégico?

Sendo bem realista, não existe uma época melhor ou pior, é fundamental que o Planejamento Estratégico seja feito!

É mais comum vermos as Instituições fazendo no último trimestre pensando em “vida nova” no ano seguinte, pensando em começar o ano que está por vir com um gás novo e respectivamente novas ações.

 

5- Qual sua mensagem para as Instituições que desejam começar a ano a todo vapor?

Primeiro de tudo é fundamental entender que Planejamento Estratégico é para Instituição grande ou pequena, com muitos ou poucos colaboradores, com muitos ou poucos associados. Discutam com os envolvidos, todos precisam se sentir parte do plano.

 

Para finalizar, não é preciso burocratizar o que não precisa ser burocratizado. Façam controles no excel, papel, sistema, seja onde for, mas tenham controle dos associados da instituição, das finanças, e principalmente tenham metas e prazos possíveis de serem atingidos.

 

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. E, por favor, não deixem de nos enviar sugestões, críticas e comentários, ok? Talvez você queira aproveitar esse e-book gratuito sobre gestão financeira 🙂

 

 

 

Até breve!

Agora que você conhece um pouco melhor sobre o GestorSindical que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no Gestor Sindical?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>