O planejamento financeiro de qualquer empresa é fundamental para que ela tenha um histórico saudável e sustentável ao longo dos anos. Em uma associação de classe, entidade que atua sem fins lucrativos, o planejamento financeiro é de extrema importância para que ela possa seguir com o seu trabalhar e representar todos seus associados.

É importante saber que a receita de uma associação é proveniente, em sua maior parte, das mensalidades pagas pelos seus associados. Algumas dessas entidades buscam outras formas de gerar renda para continuarem suas atividades, como, por exemplo, a venda de cotas de patrocínio ou a realização de cursos, workshops e palestras técnicas e especializadas para os seus associados ou o mercado em geral.

Portanto, para não ter nenhuma surpresa com o orçamento, os gestores da associação devem saber organizar sua vida financeira, projetando ganhos e sabendo otimizar custos. Confira abaixo alguns passos que vão deixar sua associação com um planejamento financeiro mais estável.

Mensalidades dos associados

A mensalidade pagas pelas empresas associadas é a maior fonte de renda da entidade. Portanto, qualquer atraso de pagamento ou mesmo a perda de associados pode trazer enormes danos para a vida financeira. A conscientização dos associados por parte da associação é importante para que todos mantenham seus deveres em dia e a entidade possa seguir trabalhando. Fique atento as empresas que atrasam duas mensalidades seguidas e negocie a melhor forma de pagamento.

Tenha opções de serviços

É fato que as associações precisam buscar maneiras de aumentar sua renda, o que pode ser feita com a oferta de novos serviços, como patrocínios e cursos e palestras. Ao realizar um curso técnico para os profissionais que atuam no setor, a associação tem a chance de aumentar seu ganho e, ainda por cima, de captar novos associados. Já patrocínios garantem uma renda maior, oferecendo em troca uma posição de destaque para a empresa patrocinadora.

Otimize custos

Um bom gestor sabe otimizar seus custos, sabe onde pode e não pode gastar. Por isso, é fundamental que a entidade tenha uma gestão profissional, com colaboradores competentes para realizar um trabalho de administração dia a dia.

Agora que você conhece um pouco melhor como organizar a vida financeira que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no Gestor Sindical?