Para a gestão de um sindicato ser eficiente, ela precisa ter transparência nos gastos. Não será possível levar adiante os projetos necessários se não se conta com o apoio dos filiados. Quando eles não estão a par da entrada e saída de dinheiro certamente começarão a duvidar da gestão. Como a confiança é fundamental, a liderança do sindicato começará a perder poder.

A transparência pode parecer difícil a princípio, mas com a ajuda de algumas ferramentas e estratégias será possível programá-la de maneira simples. Elaboramos 5 passos para você garantir a transparência à sua gestão do sindicato.

1) Utilize um software

O primeiro passo é criar relatórios financeiros precisos. Softwares de gestão oferecem a melhor maneira de criá-los. Eles são utilizados com frequência na administração de empresas porque são rápidos e extremamente eficientes. Com a popularidade do sistema, hoje é possível contar com software voltados para sindicatos.

Eles permitem controlar as finanças, criar relatórios e manter contato com todos os filiados. A grande vantagem é que você poderá realizar sua gestão em um sistema centralizado, que reúne todos os dados e recursos que necessita.

2) Utilize boletins

Boletins periódicos oferecem uma excelente maneira de demonstrar as últimas movimentações de recursos. Você pode criar uma sessão na qual incluirá um breve relatório financeiro indicando as últimas transações em dinheiro e os principais gastos da gestão. Além de ser uma excelente forma de transparência, você colaborará para o fortalecimento do sindicato. Ao ver que sua luta está gerando resultado, os trabalhadores lhe apoiarão nos próximos projetos.

3) Utilize o site do sindicato

A internet oferece excelentes maneiras de oferecer suporte aos membros do sindicato. Um site é imprescindível para divulgar relatórios financeiros e informativos sobre os gastos mensais do sindicato. Crie uma sessão visível e de fácil acesso para divulgar todas as informações.

4) Utilize e-mails

Uma ótima maneira de demonstrar gastos aos afiliados é utilizando e-mail. É uma forma de comunicação rápida, eficiente e barata. Crie listas de e-mails para enviar demonstrativos financeiros aos membros. Mantenha uma frequência de contato e aproveite para passar informações sobre transações futuras.

5) Utilize um suporte

Tenha um número específico para o esclarecimento de dúvidas e solução de problemas. O Whatsapp é uma excelente ferramenta para atender os filiados. É importante facilitar o contato com o tesoureiro do sindicato, para que ele possa esclarecer com mais propriedade sobre os últimos gastos. Quanto mais seu canal direto solucionar problemas e esclarecer dúvidas, mais confiança você gerará.

Agora que você conhece um pouco melhor como garantir a transparência nos gastos que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no Gestor Sindical?