Arrecadação Sindical | Homem de terno porta megafone gigante impresso em papelão
“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros” – Fonte: Pantera Negra, Marvel Studios.

 

É de praxe. Desde que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória, discutir novas estratégias de arrecadação se tornou atividade crucial para as Instituições.

A título de curiosidade, de acordo com um levantamento realizado pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego, no período compreendido entre janeiro e maio de 2018 a arrecadação atingida pelos Sindicatos, Associações e Federações registrados no país teve queda de 84%.

 

Como prosseguir então?

 

Diante desse cenário os dirigentes necessitam, por vezes, tomar ações extremas, reduzindo o quadro de funcionários e cortando atividades relacionadas à promoção da Entidade.

Contudo, é necessário manter foco. Tenhamos em mente que seria um erro deixar de investir em comunicação, visto que, para conquistar a simpatia de novos associados, o Sindicato precisa divulgar as ações tomadas por este na luta pela garantia dos direitos de trabalho e dignidade dos servidores.

 

Forneça informações pertinentes

 

Ao tornar evidente as conquistas almejadas pelo Sindicato, cresce a aderência por parte dos trabalhadores, que veem esperança nos passos dados pela Instituição e uma boa razão para investirem em ações futuras.

Trabalhe os canais de comunicação e explore oportunidades que estabeleçam o Sindicato como referência e aliado feroz. Trate dos direitos trabalhistas e mencione tópicos levantados durante as reuniões de diretoria.

 

 

Invista em convênios

 

Segundo dados extraídos da recente pesquisa elaborada pelo GestorSindical, os convênios também têm grande peso na captação e retenção de filiados.

Do total de entrevistados – incluem-se Sindicatos, Associações e Federações – 61,5% apontam a oferta de descontos em serviços ou produtos parceiros como estratégia diretamente ligada ao aumento da arrecadação.

Portanto, destaque-os!

Aproveite para conferir a pesquisa na íntegra

 

Domine o online

 

Invista tempo tentando dominar o universo digital. De que vale possuir inúmeros conteúdos relevantes para tratar se não há com quem compartilhar?

Como já mencionado por nós em outros textos postados aqui, sites de rede social como o Facebook, Twitter ou Instagram cumprem bem esse papel. Através deles você consegue replicar materiais disponibilizados em seu site ou blog e ainda abranger um número maior de pessoas.

 

Por fim, se trabalhadas bem, as estratégias de gestão mencionadas servirão como motor no aumento da arrecadação sindical. Cabe aos dirigentes adaptá-las conforme seus respectivos potenciais.


⮞ Gostou das dicas? Nos envie seu comentário, acrescentando sugestões ou críticas.

⮞ O GestorSindical é um sistema de gestão online para Sindicatos, Associações e Federações. Solicite um teste e ganhe 7 dias grátis de uso!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>