Como criar eventos para sindicato e fortalece-lo

Nos sindicatos, os trabalhadores pertencentes a uma determinada categoria de trabalho se associam para que tenham seus direitos e interesses garantidos, além de possuírem uma organização com voz que os represente e atendam suas reivindicações.

Entretanto, para manter laços com os trabalhadores e garantir a participação ativa de seus associados, os sindicatos precisam pensar em ações que garantam o fortalecimento do sindicato por meio da participação da classe que atendem. E, uma das formas mais eficazes é a realização de eventos para sindicatos, pois por meio deles é possível promover a integração, ações de capacitação e engajamento dos associados nas causas do sindicato.

A promoção de eventos para sindicatos é uma forma de reunir os trabalhadores para que eles, não só conheçam seus colegas da categoria, mas também conheçam seus representantes. O momento de confraternização é importante para fortalecer laços e garantir um maior envolvimento dos associados. Uma boa forma de garantir esta reunião é por meio de festas comemorativas e temáticas ao longo do ano, com um clima mais informal, familiar e despojado.

Como organizar, planajar e criar eventos para sindicato e fortalece-lo

Outra vantagem da realização de eventos para sindicatos é trazer aos associados, as novidades da categoria, com a possibilidade de atualizá-los sobre mudanças e exigências do mercado de trabalho e também capacitá-los para terem um melhor desempenho em suas funções. Para isto, frequentemente são organizados workshops, palestras, feiras e congressos.

As reuniões também são parte importante da rotina dos sindicatos. Através destes encontros, os gestores podem debater entre si ou com seus associados, o cenário e as demandas da categoria. Constantemente, os sindicatos lutam pelos direitos dos trabalhadores e, a reunião é uma forma de evento onde acontece a prestação de contas e a junção de ideias, para melhor conduzir o trabalho da associação.

E, os eventos também apresentam outra vantagem para os sindicatos. Eles podem ser uma forma de captação de recursos, sem fins lucrativos, que virão a ajudar na manutenção da sede e das ações do sindicato. Geralmente, são realizados bingos, sorteios, rifas e etc.

Independente da natureza dos eventos para sindicatos, esta forma de organização é importante para movimentar as associações, para garantir um funcionamento melhor e mais unificado, que poderá trazer mais força para a organização.

banner-eventos

Para lhe ajudar a criar eventos para sindicatos, preparamos um e-book gratuito. O guia definitivo para eventos para sindicatos! Baixe Gratuitamente e crie hoje mesmo o evento para seu sindicato.

Agora que você conhece um pouco melhor como utilizar os eventos para fortalecer seu sindicato que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no Gestor Sindical?

One Comment

1. Como conquistar a empatia dos associados? - 3 táticas fundamentais para Sindicatos e Associações

[…] deseja aprofundar seu conhecimento ainda mais, sugerimos o artigo “Como planejar e criar eventos para sindicato e fortalecê-lo”, inteiramente dedicado ao […]